domingo, 17 de julho de 2011

Sem burocracia!


Foto: Waldir C. Marinho


Estava eu num restaurante japonês ali na Av. Brig. Faria Lima, São Paulo. Meu sunomono tinha acabado de chegar, delícia.
Então sentaram umas meninas na mesa de trás, tagarelando. Bem, na verdade era quase um monólogo, eu ouvia muito mais a voz de apenas uma delas, e ela falava sobre o namorado. E nossa, como a menina falava.
Chegou o shimeji, ótimo.
E a menina a falar. Bem, dizer que apenas falava é simplificar a coisa, ela parecia tentar descrever uma espécie de mapa da alma do namorado dela, algo assim. Rs. Coitado. O namorado dela isso, o namorado dela aquilo, etc. A orelha do rapaz nem devia mais estar vermelha, como dizem, devia estar roxa, rsrs, de tanto que a menina falava dele.
O garçom trouxe meu temaki skin, com molho tarê, oba.
Tem gente que não sei como consegue comer de tanto que fala no restaurante, era o caso da menina. Se ela tivesse mais idade eu diria que era psicóloga, psiquiatra, terapeuta, vidente, sei lá o que, ela enxergava tanta coisa nas atitudes do namorado, que o cara não se importava com ela porque outro dia ele demonstrou certo “ar” de nem sei bem o que diante de uma situação, ela viu na expressão dele, etc.
Humm, adoro todos os sushis com salmão skin, com bastante tarê, ou teriaki, como queiram. Chegou um monte, delícia.
Eu comendo, a menina falando. Rs. E ela tinha certeza que o namorado ainda sentia alguma coisa pela ex namorada dele, porque ela viu que ele apresentou uma reação tal diante de alguma coisa que eles viram numa livraria, num shopping, caramba como essa menina conseguia enxergar aquilo tudo? Fiquei imaginando ela e o namorado juntos, será que ela tagarelava assim com ele, ou faziam outras coisas também? Rsrs.
Outro temaki, de Salmão, adoro.
E a menina dizia que percebeu alguma coisa, que nem lembro bem, num simples olhar que o namorado deu para a mãe dela, ei minha filha deixa o cara ser feliz! Seja feliz você também! Fiquei com pena do rapaz sem nem conhecê-lo, imaginei, rindo, se ele tinha a mínima idéia de como a namorada dele o examinava, analisava, dissecava, sei lá como descrever aquilo. E ainda contava tudo para a amiga dela. Rsrs.
Chegaram os sashimis, todos de salmão, claro, que beleza.
Do jeito que a menina conduzia o “diálogo” com a amiga imagino como seria uma conversa com o namorado. Em dado momento eu me vi já torcendo para o rapaz se livrar daquela verdadeira mala, rsrs. A menina falava do namorado de uma forma, coitada dela também, mas como tem gente que gosta de complicar as coisas. Todo mundo está nesta vida no mesmo barco, com dificuldades, problemas, prazeres, alegrias, vamos simplificar mais as coisas gente! Era até difícil pensar em outros assuntos, meus pensamentos eram conduzidos pela conversa da mesa de trás. Rs. Pedi a conta, paguei, fui embora, e a menina continuou lá, falando, falando, falando.

Ah, por favor, eu não tenho vocação pra ser tema de tese de mestrado! Minha linda, vem aqui dar um cheiro, deixa eu te apertar forte, agora! Sem burocracia, quero que me ame, pô!



11 comentários:

Bia disse...

e eu me sentei na tua mesa e comi com você este japa tão delicioso!
Você escreveu de uma maneira tão gostosa de ler...que me senti ao teu lado!

beijos e uma ótima semana, meu querido!
Bia

Anônimo disse...

Adorei, Waldir!
Senti o gostinho tambem, como disse a amiga de cima! :)
Fiquei ate com vontade de uma comidinha japonesa agora! Alias, mais vontade, hehe....
Quanto ao relato.... a mulherada eh assim mesmo, rs. Acho que a gente vem com uma especie de "software" de fabrica, que faz com que a gente observe e analise cada passo das outras pessoas, hehe...
Adorei! Vou compartilhar, sem duvida!
Beijos,
Cinthia

silkyway disse...

Muito interessante a mistura de Kurosawa e
Almodovar...rsrsrs ... Diretores, culturas, gêneros tão diferentes... Ambos estão no seu texto: gostei! E ele, texto, passa ao leitor, com sucesso, o contraste.
Mesmo assim, o melhor momento foi a sobremesa: ser e estar entregue ...
Saborosa realidade possível!
E isso, a mulher também quer...que alguém a arrebate, que a conquiste , e a faça se sentir especial, querida, cuidada, desejada, amada...
Bjs,
Silvia

Anônimo disse...

Saberes e Sabores. Seu texto retrata como uma comida fica sem sabor e sem saber. Etmologicamente, saber deriva de sabor, a situação descrita demonstra como faltaram os dois. A menina nem saboreava a comida e nem sabia nada sobre o namorado porque se soubesse, não iria expor as suas impressões sobre ele em público. Essa crônica relata o cotidiano de vidas massificadas culturalmente e que ficam uniformizadas. Tudo é igual ao do grupo, ao da turma, ao da galera. Você soube enxergar este viés do cotidiano de maneira real e fidedigna à realidade descrita de forma simples, interessante, leve e de fácil leitura. Parabéns!!!
Maria Lucia

Anônimo disse...

Parabéns Waldir pelo texto, que confirmar a minha tese: A vida é simples, são as pessoas que complicam. Abraços.
Rodrigo Porto.

LARISSA MIRANDA disse...

É, infelizmente existem pessoas que se impõem barreiras, como deve ser o caso dessa moça, não que não seja bom reparar nos detalhes, mas pelo que li ela reparava nos detalhes todos de uma forma muito negativa. Ela mesma se impedindo de ser feliz, que triste.
Um beijo no coração amigo, até mais!

Betty disse...

Eu já falei que gosto dessa sua capacidade de fazer um corte na realidade e traduzir momentos em palavras. Faz com que nós também estejamos lá. Bárbaro!

Bia disse...

passando para te deixar um doce beijo...

Bia

Anônimo disse...

OLá!! Li seu e-mail e vim conhecer seu canto. Gostei da forma como escreve... Nós, mulheres sempre achamos que aquilo não é só aquilo, que acolá e muito mais lá e por aí vai... rs
Seu texto me fez lembrar um texto de Martha Medeiros (leia neste link):
http://pensador.uol.com.br/frase/MTk1MDc/

Beijos =**

Anônimo disse...

Amigo Waldir!!!
Como é gostoso ler seus textos. Parabéns! Beijos.

Unknown disse...

Agradeço a todos pelos comentários, elogios, pelo grande incentivo.

Bia, Cinthia, Silvia, Maria Lucia, Rodrigo, Larissa, Betty, beijo no coração de vocês.

Minha mais nova amiga *, que satisfação, é assim que se escreve ? Rs. Pessoal passe lá no blog dela, "Costurando estrelas", http://adoce-com-limao.blogspot.com/.

Ei amigo(a) anônimo(a), identifique-se por favor! Obrigado!

Abraços a todos, Deus os abençoe sempre!