domingo, 8 de maio de 2011

Ei, você



Ei, você.
Você aí na minha frente.
Porque você age desta forma?
Não sabe que é preciso fazer o bem?
Então porque continua assim, errando tanto?
Sim, você aí, estou falando com você mesmo.

O que? Você não fez nada errado? Não fez, tem certeza? 
Não foi muito errado? Como assim não muito errado?
Ah, todos fazem? É errado, mas todos fazem? E isso torna o que fez correto? Ou você quer dizer que, já que todos erram, pode errar também? Não acha que seria melhor não errar?
Porque você insiste nisso, em pensar só em si mesmo?
Ah, então você pensa nos outros, é isso o que acha?
E aquilo que você fez outro dia mesmo, naquele dia você estava pensando nos outros? Esqueceu do que fez naquele dia? Lembrou? Ah, entendi, era uma pessoa que você nem conhecia, mas o fato de não conhecer a pessoa que prejudicou torna menos errado o que você fez?
Está querendo enganar a quem?
Pode até enganar outras pessoas, meu caro, mas não a você mesmo.
E certamente não pode enganar a Deus.
Fazer o bem, é o caminho, o único, e você sabe disso.
Sim, errar é humano, ok, mas acertar também é, e meu caro, saiba você, temos escolhas. Fazer o certo ou o errado é uma questão de escolhas, de escolher o certo ou escolher o errado. Não há meio termo.
Ah, tem coisas que são difíceis de avaliar, se são certas ou erradas?
Por vezes você fica na dúvida?
É fácil tirar a dúvida.
Não faça aos outros o que não gostaria que fizessem a você.
É simples, coloque-se no lugar da outra pessoa e terá a resposta. Foi Jesus quem disse isso. A resposta está em cada um de nós, a consciência do que é certo ou errado está em cada um de nós. Só precisamos dar ouvidos a ela.
Sim, e eu sei que você sabe muito bem disso.
Você aí, porque está desviando o olhar? Olhe pra mim.
Você sabe muito bem de tudo isso, então continua errando porque? Porque?
Está com medo de me encarar, de olhar nos meus olhos? Tem vergonha do que tem feito?
Há pessoas que dependem de você.
Das suas ações, do seu exemplo.
Você precisa ser uma pessoa de caráter.
Você precisa honrar os ensinamentos e o bom exemplo dados por seus pais.
Você precisa ser um bom exemplo para sua filha.
Isso é o mais importante de tudo.
Mais que tudo.
Que tudo.
Após momentos de reflexão, a figura em minha frente, aos poucos, cria coragem e ergue a cabeça.
Levanta o olhar.
Olho em seus olhos, nos meus próprios olhos, no reflexo, no espelho.
40 anos, humano, falível, mas com a consciência plena de que tenho escolhas.
E que devo optar pelas corretas.
Se eu errei, a partir de agora acertarei, prometo a mim mesmo. Se acontecer o erro será na busca plena do acerto, sem hipocrisia, sem enganos.
Tenho a chance, a cada dia, a cada instante, de acertar.
De fazer o correto.
Que eu faça então a partir deste exato momento.
Deus espera isso de mim.
De todos nós.


6 comentários:

Ana Carolina disse...

Waldir

Texto 10. Adorei e concordo com você.

Bjo


Carol

LARISSA MIRANDA disse...

Algumas pessoas são as maiores barreiras delas mesmas, umas que usam a mentira para si mesmo para justificar tudo. Sei que tu és uma pessoa de coração muito bom e admiro essa tua vontade de querer mudar, ou tentar ensinar, da forma certa, para as pessoas a tua volta que bem gera bem, e mal não gera nada a não ser mais mau. Beijo na alma!

LARISSA MIRANDA disse...

Espero post novo aqui meu amigo! Tem post novo lá no meu cantinho. Beijos!

Unknown disse...

Carol obrigado, pelo apoio de sempre, pelos elogios, pelas palavras de incentivo. Beijo.

Unknown disse...

Larissa, como vai você ? Acho que todos somos, em graus variados, por momentos, barreiras a nós mesmos. Você intui sobre meu íntimo, e eu até gosto de me ver, confesso, como me descreveu, meio orgulhoso isso, rs, mas saiba, e acho que já sabe, pois também escreve, mas o caso é que os textos são para todos, sim, mas em gande intensidade para mim mesmo. Auto-reflexão, auto-crítica, o que seja. Falar, ou escrever, é mais fácil, claro. Ah, mas você escreveu "vontade de querer mudar", bem, concordo. Nem sempre acerto, mas também nem sempre erro, enfim, vivo. Mas quanto a mentir para mim mesmo, aí não, tenha certeza que isso não faço. Mas estou por aí, vivendo, e fico feliz que grande parte das pessoas do meu entorno tenham a sua opinião, mesmo que eu não a mereça tanto, esse auto-julgamento é muito particular, e talvez um pouco severo por vezes... Vai saber. Deus é que sabe.

Anônimo disse...

Este texto traz um forte apelo à responsabilidade social e à reflexão individual dos atos de cada dia. Uma verdadeira introspecção do ser humano consigo mesmo. Traduz a necessidade de olharmos para fora e para dentro de nós mesmos,de avaliarmos nossas atitudes frente à realidade que nos desponta e de,obrigatoriamente,tentar mudar a estória de vida do outro e a nossa própria estória de vida.A necessidade se faz premente,segundo o seu texto que demonstra muito bem o seu intuito e conclusão. Parabéns!
Maria Lucia.