sábado, 19 de fevereiro de 2011

Importe-se, com quem importa


Estava eu outro dia num Mc Donald´s.
Duas adolescentes ao meu lado, conversando, tagarelando.
Uma dizia que fulana, prima do namorado dela, convidou-os para o aniversário, e ela vai para acompanhá-lo, mas ela não gostaria de ir, porque não gosta da tal fulana, acha que a tal tem certa implicância com ela, mas que ela tem que ir para acompanhar o namorado, etc.
A outra dizia que estava muito incomodada pois o namorado dela não perdia o vínculo com a ex namorada dele, ele ficou amigo da ex, encontrava vez em quando com a tal ex, e ela achava que a ex do cara forçava situações, mas ela tentava compreender porque o cara tinha ficado amigo, etc.
A conversa entre as duas meninas ficou alguns minutos em torno destes assuntos.
E eu ali ao lado comendo meu sanduíche.
Em dado momento não aguentei, me meti no assunto.
Posso dar minha opinião? Comecei.
Se somar as idades de vocês talvez não dê a minha idade. Então tenho um pouco mais de experiência que vocês, certo?
Você, falei para a primeira garota, se você não gosta da prima do seu namorado, se acha que ela tem implicância com você, diga isso a ela. Desenrole esta situação. Talvez nem seja isso, e você passe a vê-la de outra forma. E se você não gosta dela e não quer ir no tal aniversário, então não vá. Não vá num aniversário de quem você não gosta.
Você, disse para a segunda, se você acha que a ex do seu namorado está atrapalhando, e se você não gosta que eles se encontrem, então diga isso a ele, peça para ele parar com isso. E, se precisar, diga também a ela. Resolva. Mas se o seu namorado não quiser deixar de encontrar a ex, então minha linda quem sabe seja hora de você trocar de namorado.
Façam isso, não fiquem guardando sentimentos dentro de vocês, falem o que sentem. Isso as livrará de anos de terapia.
Conversamos um pouco. Elas terminaram o lanche delas, agradeceram, se despediram e foram embora.
E eu fiquei terminando de comer meu Quarterão com queijo. 
Tenho 40 anos, passei grande parte da minha vida medindo o que falava, preocupado com o que escrevia, com os gestos que fazia.
Hoje estou mais à flor da pele. Mais leve. Graças a Deus. Procuro dizer o que eu sinto.
Importe-se com as pessoas, sim. Tenha cuidado com as pessoas, sim.
Mas, por favor, não gaste seu tempo com quem não merece.
Importe-se com quem realmente importa.
Até porque tem muita gente legal que merece muito mais, seus cuidados, seus carinhos, seu tempo, sua energia.
Eu hoje estou assim. Eu sinto, eu falo. Nem em todas as vezes, mas bem mais, muito muito mais que alguns anos atrás. Por vezes tenho problemas com isso, sim tenho, rs. Mas me sinto muito bem com isso.
Vivendo, aprendendo, crescendo.
Pois é. Abraços a todos. Ótimo sábado.

5 comentários:

Cinthia disse...

É Waldir, perdemos tanto tempo de nossas vidas batendo numa mesma tecla, achando que aquela pessoa X ou Y está num momento ruim, que precisamos compreendê-la sempre e que nós é que pegamos no pé. Isso acontece tanto em relações de amizade quanto em relações amorosas. O que ocorre é que, quando uma pessoa coloca muitos obstáculos para estar bem durante o convívio conosco, de fato essa pessoa não serve. Ponto! É difícil, mas tenho fé que um dia a gente aprende! :)

Smiley Castelo Branco disse...

É isso aí meu amigo, estar leve é o grande segredo. Nada de carregar bagulhos no coração, só entope. Cuidemos de nós e dos nossos afins, abraço.

- mel marinho disse...

MEU DEUS PAI, só você pra se meter na conversa das pessoas.
Sim, adimito que fico prestando atenção na conversa dos outros as vezes, mas daí a se intrometer é longe, certo? HAHA

LARISSA MIRANDA disse...

Quem me dera ter esses 40 anos, essa experiência toda e essa coragem para sentir sem calar. Gostei muito do teu comentário, muito sincero. Gostei muito o teu cantinho e passei a admirar as tuas palavras. Um beijo, e passarei sempre por aqui.

silkyway disse...

Gosto muito disso ....Acho que certas coisas só aprendemos depois de penar bastante...Principalmente se formos tímidos e nos preocuparmos muito com a opinião alheia... Posso entender completamente :)