sábado, 6 de novembro de 2010

Anjos


Foto: Waldir C. Marinho

O último aniversário do meu avô foi uma data muito especial, pois ele fez 100 anos. 

Meu avô e minha mãe, uma de suas filhas, construíram uma relação muito bonita. Quem os conhece sabe da dedicação de minha mãe pelo meu avô. Há muitos anos ele mora com meus pais, e minha mãe cuida dele com muito carinho. 

Meu avô é um doce de pessoa, está sempre bem humorado, é carinhoso, gosta de beijar todo mundo. Parece uma criança. É muito saudável mas devido à idade precisa de cuidados especiais. Ele precisa de apoio para caminhar, por exemplo. Para outras coisas também. E minha mãe sempre está ao lado dele.

Meu avô é bem lúcido mas por vezes a memória falta um pouco. E minha mãe gosta de estimular a memória dele fazendo alguns exercícios. Ela costuma perguntar a ele se conhece as pessoas que estão por perto. "Quem é esse aqui ?", ela pergunta apontando para alguém ao lado. "Qual é o nome deste seu filho aqui ?", "O que é que aquela ali é sua ?". E meu avô responde, às vezes acerta, às vezes erra. E quando ele erra minha mãe ensina pacientemente.

Minha mãe costuma chamar meu avô de "vovozinho". Para meu avô minha mãe não é somente filha, é também amiga, mãe, é irmã, neta, professora, é um monte de coisa.

Um dia desses minha mãe, para estimular a memória dele, não perguntou sobre outras pessoas mas perguntou sobre ela mesma.

Disse minha mãe:
"O que é que eu sou sua ?"

Respondeu meu avô:
"Você é meu anjo"


9 comentários:

Unknown disse...

Tio Waldir estou gostando muito dos seus textos.Continue assim que você vai longe.Agora comentando sobre esse texto que você escreveu sobre o meu bisa e a minha avó,gostei muito e gostei mais ainda da conclusão.Está muito bom e continue assim.Abração.

Unknown disse...

Disse minha mãe:
"O que é que eu sou sua ?"


Respondeu meu avô:
"Você é meu anjo"

Nossa tocante: Meu Anjo, seria maravilhoso se as pessoas conseguissem enchergar os anjos da Vida...

- mel marinho disse...

Nossa pai. Que lindo. Muito; mesmo. Amei. Chorei.

Unknown disse...

Valeu Vitor. Obrigado por ter lido, que bom que gostou. Divulgue, por favor. E se alguém que você conhece gosta peça para ser seguidor. Abraço !

Unknown disse...

Débora, há tantos anjos por aí... Você mesma é presenteada ao conviver, em sua vida, com vários, não é mesmo ? Beijo !

Unknown disse...

Mel !!!! Linda !!! Meu amor, sua emoção me comoveu. Minha filha linda, eu te amo !!!!!!

Anônimo disse...

Olha, Waldir, dificil expressar a emocao que a gente sente lendo este relato. Eh uma realidade linda, e acho que tem a ver um pouco com a questao da "luz interior" a que me referi no seu ultimo post. Sua mae sabe explorar bem a luz dela, e seu avo e as pessoas proximas sao afortunadas em poder enxergar toda essa luz.
Parabens por mais esse texto! :)
Beijos,
Cinthia

Elisete disse...

Ela é mesmo um anjo... eu também tenho meu anjo aqui, que me ajuda muito, a sua prima Wilminha. Achei muito bonito o que escreveu, meu querido. Tenho saudades de você, que bom que temos internet agora!

Bia disse...

Waldir,

Chorei ao te ler...

Sabe, o meu melhor amigo de vida, de tudo, é o meu pai... que agora em outubro completará 67 anos...

Tudo o que li, o carinho da sua mãe por seu avô, é exatamente como eu sou para meu pai...

Rezo todos os dias para que Deus nos deixe juntos ainda por muitos, mas muitos anos...

Me emocionei...e te escrevendo aqui, lágrimas felizes escorrem em meu rosto...

Percebo que você é um homem muito família...eu também sou!

Tenha um ótimo início de semana!

Um beijo com meu carinho,

Bia