segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Junto ao mar


Foto: Waldir Marinho


Sábado bem cedo
Primeiros raios atravessam leves nuvens
Que logo se dissiparão
No meu carro
Devagar
Sinto a brisa
O frescor
Ao lado, o mar
Barra da Tijuca
Percorro a avenida da praia
Começam os movimentos da manhã
Ao som de Chet Baker
Acordes iniciais de Round Midnight
Trompete suave
Belas notas
Que se harmonizam com o momento
Pessoas, poucas, caminham, preguiçosas
A criança e seu cachorro
O vendedor atravessa a rua rumo ao quiosque
A loira e sua anca apetitosa
O casal de idosos
O tímido soslaio da morena
Dirijo
Observo
Curto
Cada segundo
Chet Baker parece perceber
E me acompanha com inspirada melodia
Prédios à esquerda, raros carros
À direita o calçadão
Olho para o lado, ao fundo, o mar
Observo o mar
Sua beleza
Seu som
Aprecio seu bailar
Emoldurando cada instante
O branco invade a areia
A luz do sol clareia as ondas
Branqueando ainda mais a espuma
A natureza se completa
Em sinergia
As notas do trompete parecem acompanhar o ritmo das ondas
Ou é o inverso
Ou as duas coisas
As notas
As ondas
Se combinam
Tudo parece em velocidade reduzida
Som e movimento
Num transe de beleza
O sol, o som, a brisa, as notas, as ondas
Uma lágrima quase me acontece
Ouvindo Chet Baker
Junto ao mar



11 comentários:

Smiley Castelo Branco disse...

Você está bastante profícuo. Tantos textos engrandecedores, sempre preocupado com o bem estar das pessoas, um missionário do bem pareces, um altruísta. Agora falando deste texto, senti-me lá, com o mar à direita e o que o homem fez à esquerda, e ouvindo a melodia que disseste, pude imaginar, pode crer, tamanha a descrição poética que arranjaste, uma lágrima quase me aconteceu imaginando uma lágrima que quase lhe aconteceu, valeu poeta Marinho!

Unknown disse...

Waldir,
Achei tudo muito belo e fiquei pensando 'ele acorda bem cedo sábado e vai para a barra da tijuca'. para mim, como é difícil acordar sábado cedo e ir para a praia. Esse visual fica tão longe como a Austrália...

Se bem que esou acordando cedo para trabalhar sábado, agora menos.

Um abração,

sebastião

Unknown disse...

Sebastião, se te consola eu estava bem cedo, na Barra da Tijuca, me dirigindo a um evento num hotel em que trabalhei o dia inteiro, no último sábado. Neste momento que descrevo no texto portanto estava eu, no meu carro, de camisa de manga, calça comprida e paletó. Nada de short, camiseta e chinelo Havaianas. Que pena !! Rsrs. Abraços.

Bbt disse...

Lindo texto, linda foto (é sua também?).
"Tudo parece em velocidade reduzida
Som e movimento
Num transe de beleza".
Já copiei para mim. Claro, citarei a fonte! E esta citarei com orgulho (que é um sentimento meio besta, mas do qual não consigo me desapegar! rsss).

Unknown disse...

Smiley, obrigado. Chamar minha pretensa prosa de poesia é um elogio daqueles, e já é a segunda vez que faz isso. Abraço.

Unknown disse...

Betty linda, sem palavras para seu orgulho !!! Que bom que gostou do texto, fiquei feliz. A foto não é minha, mas quando me deparei com ela vi que era perfeita. Beijos.

Unknown disse...

Dia que resolver lançar seu Livro, quero estar na lista de lançamentos...
Não esquece...

Unknown disse...

Débora, quando isso acontecer tenha certeza que farei questão de sua presença. Beijo.

Ana Carolina disse...

Waldir.....o posso dizer.....assim como os outros textos, este mexe com a gente.....faz com que pensemos no que somos e quão maravilhosa é a vida e a natureza.....adorei o texto.....descreve perfeitamente a imagem que tenho do mar. Adoraria morar na praia apenas para acordar cedo e ver esta cena com mais frequência.....o mar é calmante e revigorante. Obrigada pelas lindas palavras e parabéns pelo seu blog. Nota 1000.
Bjos.

Unknown disse...

Carol, obrigado. Pelas sensíveis palavras. Pelos elogios. Por ser mais uma seguidora. Fiquei feliz que os textos tenham lhe alcançado desta forma. Beijo.

Anônimo disse...

Querido primo, nesses versos a sua linguagem poética vem à tona.
O seu olhar sobre a Natureza é pessoal e intransferível. Ela te comove e te arrebata de uma forma totalmente envolvente. As palavras fluem levemente aos nossos olhos que apreciam a Natureza através de seus olhos, de sua maneira de enxergar o mundo. Uma maneira muito especial. Parabéns!!!
Maria Lucia