sábado, 30 de outubro de 2010

Um sopro de Rubem Alves

Para reflexão, trecho de uma crônica do livro "Do universo à jabuticaba", de Rubem Alves, editora Planeta.
Rubem Alves, segundo a "orelha" do livro citado, é pedagogo, poeta, cronista, contador de estórias, ensaísta, teólogo, acadêmico, autor de livros e psicanalista, além de ser um dos escritores mais famosos do Brasil, entre outras coisas.
Tenho uns 4 livros do Rubem, recomendo. Gosto muito de suas crônicas. Espero que gostem também.
Abraços, ótimo fim de semana.

Quando eu gosto eu digo
 - Rubem Alves -

Passava diariamente em frente à minha casa uma moça. Teria seus vinte anos. Ela tinha um defeito na sua perna, o que a fazia mancar. Da janela da minha casa, protegido pelas cortinas, eu a observava. Seu rosto era bonito. E me dava uma vontade imensa de atravessar a rua, ir até ela e lhe dizer: "Acho você muito bonita...". E, sem esperar resposta, voltar depressa para minha casa. Nunca o fiz, por medo. Medo de que ela não me entendesse. Fico a pensar: "Por que temos medo de dizer a uma pessoa que gostamos dela?". Minha mãe, imagino que ela gostasse de mim. Mas ela nunca me disse. Nem o meu pai. Teria sido tão bom se ela me abraçasse e dissesse: "Meu filho, como eu gosto de você!". Dirão que não é preciso. Discordo. É preciso. Escrevi uma carta para meu irmão mais velho que começava assim: "Meu querido irmão Ismael...". Ele me respondeu espantado: "É a primeira vez na minha vida que alguém me chama de querido". E ele já estava nos seus 75 anos de idade! Resolvi que não vou ficar atrás da cortina, espiando. Quando eu gosto, eu digo.



2 comentários:

Bbt disse...

Ahhh, o Rubem!!!
E ele tem toda razão. Quando eu gosto eu também digo!
As situações passam, as pessoas vão e vem, os encontros podem ou não acontecer, mas eu sei que todos que me são especiais sabem muito bem disso pq eu não perco a oportunidade de dizer, nunca!
Bjs, Waldir, gosto muito de vc, a propósito!!! rs

Unknown disse...

A propósito, Betty, eu também gosto muito de você !!!! Beijos.