domingo, 10 de abril de 2011

Tem que estar perto


Foto: Mario Marinho


“...eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos ! A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida. Mas, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles. Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure...” 

O texto acima, atribuído a Vinícius de Moraes, é muito comum na internet. Tentei uma confirmação da autoria, não consegui, e descobri que este trecho é parte de um texto maior, com um contexto mais amplo, que vocês podem encontrar em http://viniciusdemoraes.multiply.com/journal/item/2/Amigos

Não sei ao certo se o trecho acima é ou não do Vinícius, mas independente disso permitam-me discordar dele. Pessoas queridas que “basta saber que existem”? Ah, por favor.

Vinícius de Moraes faleceu com sessenta e poucos anos, sentiu-se mal no banheiro de sua casa e morreu algum tempo depois. Vai saber o que se passou em seu íntimo naqueles instantes, vendo a morte se aproximar. Talvez uma imensa saudade de um monte de gente que ele amava demais mas que há tempos não via. Quem sabe quantas pessoas queridas
 ele gostaria de encontrar naqueles últimos momentos, para estar junto delas, poder tocá-las mais uma vez, caso ele tivesse mais tempo... Senti pena do Vinícius ao imaginar isso.

Há uma certa troca de energia, algo assim, quando estamos perto de pessoas que gostamos. Quando estou com meus pais, meus irmãos, amigos, quando estou com pessoas que eu gosto é muito bom. É ótimo ficar perto de quem eu gosto.

Quando encontro minha filha sinto-me muito bem, bem demais. Nos momentos em que estou com ela parece acontecer em mim algum tipo de... cura. Aliás ela está longe, viajando, não vejo a hora dela chegar.

Na minha opinião não basta gostar, tem que estar perto. Preciso disso. Não precisa nem falar nada, é só estar perto.

Não vejo a hora de estar pertinho de minha linda. Muitas saudades dela.

Bem, paro por aqui, tenho que sair para encontrar a turma. Para jogar conversa fora, passar bons momentos, comer alguma coisa, e, claro, rir bastante. Rsrs. Pessoal, guarda um pedaço de pizza aí pra mim! Fui!






4 comentários:

silkyway disse...

Apoiado! Relações humanas são plantinhas a serem regadas e cuidar, estar junto fazem parte do aguar :)

Cinthia disse...

Waldir, maravilhoso!!! Parabéns!

Ana Carolina disse...

Adorei o texto. E apenas coloco minha opinião de que amizade é um presente que recebemos na vida e devemos cultivá-las. Amigos muitos, diversos tipos, amo muito tudo isso.

Meu caro amigo........parabéns!

Abraços.

Unknown disse...

Valeu Silvia, Cinthia e Carol !!! Obrigado !!!!