quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

É possível

Foto: Waldir C. Marinho

Entrei no corredor e a encontrei. Expressão triste, ela chorava, lágrimas escorriam pelo seu rosto. Procurei no entorno rapidamente, ninguém por perto, somente tínhamos um ao outro. Certamente minha presença a deixou ainda mais inquieta, talvez com medo. O que fazer? O medo também foi meu, reconheço, não fazia idéia de como proceder. A menina continuava a chorar. Mas onde estaria a mãe daquela menina? Ela chorava e me olhava, em sua cadeira de rodas. Eu acabara de entrar naquele corredor, buscando chegar na loja de souvenirs da AACD do Ibirapuera, e me vi nesta situação, com aquela menina, especial, na minha frente, sozinha, chorando sem parar. Ela tinha algum tipo de deficiência mental, e eu nem imaginava a forma adequada de agir. A menina especial e eu, um em frente ao outro, mais ninguém para socorrê-la, para me socorrer, naquele corredor da AACD. Parecíamos os únicos no mundo, ela e eu, quem sabe um teste, vai lá cara, faz alguma coisa! Essa indecisão, essas considerações, duraram mínimo instante. Comecei a falar algumas palavras para ela, meio sem jeito, procurando confortá-la. Tá chorando porque, linda? Você é tão linda, não chora não. Continuei assim, aos poucos ela foi reduzindo o choro. Nossa, estava funcionando! Continuei a falar, e ela logo parou de chorar. Em dado momento começou a esboçar um sorriso, foi quando se aproximou uma mulher, a mãe da menina. Coitada, devia ter ido ao banheiro, quem sabe, imaginem a luta diária dela. A mulher saiu de perto de mim levando a menina, e eu fiquei, pensando, meu Deus é possível. É possível. Podemos fazer algo, que conforta, que ajuda. Há tantos que precisam. Emociono-me ao escrever isso. Não precisamos nem gastar nada, nem usar muito de nosso tempo. Um gesto é suficiente, bastaram algumas palavras. Obrigado Senhor, é possível, basta querer!

Um comentário:

Anônimo disse...

Para sefazer algo pelo próximo,basta querer e vc quis e quer sempre ajudar o próximo.è uma vocação?Dom de Deus?O certo é que devemos cultivar essa forma de querer ajudar o outro,pois quem mais é beneficiado somos nós mesmos.Por mais dificuldade em que nos encontremos,por mais difícil que esteja nossa vida,se não recebemos nada de ninguém,podemos darporque,então,com a alegria do outro,recebemos em dobro.Parabéns pelo despreendimento!Maria Lucia